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Capacitação

Atualizado em 19/11/14 09:21.

 Capacitação em Educação em Direitos Humanos

O curso terá como fio condutor uma abordagem interdisciplinar na discussão sobre diversidade, cotidiano escolar e educação em direitos humanos. Cada módulo discutirá, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, formas de aproximação da temática geral em relação aos sub-temas que compõem cada módulo.

Mesmo privilegiando leituras e debates de fontes escritas de informações (textos, livros, papers, artigos), o curso fomentará a utilização de outros recursos de formação e de ação educativa. Por exemplo, será facultado aos ministrantes a utilização de material didático e de dinâmicas que propiciem um melhor envolvimento e rendimento dos participantes, tais como materiais em vídeo, utilização de transparências, debates, trabalhos coletivos, relatos de experiências, trabalhos de campo.

O curso concentrará sua atenção, em um primeiro momento, na socialização e no nivelamento dos conhecimentos básicos sobre o tema: histórico e evolução conceitual; aplicabilidade e instrumentos jurídicos; e implicações da cobertura/tratamento por parte da imprensa da questão da violência e do desrespeito aos direitos humanos. Em um segundo momento, problematizados a história e o contexto, o curso discutirá a problemática da diversidade econômica, cultural, de gênero e de raça dos diferentes segmentos sociais da sociedade brasileira. Por fim, serão debatidos os fundamentos educacionais dos Direitos Humanos.

O curso vinculado à Estruturação e Fortalecimento do CEEDH-GO será desenvolvido em seis turmas e cinco pólos:

  • 2 Turmas em Goiânia (uma oferecida preferencialmente para em professores de Goiânia e outra oferecida preferencialmente para professores dos municípios conurbados) (RMG);
  • 1 Turma em Formosa de Goiás (RIDE);
  • 1 Turma Jataí  (Microrregião SUDOESTE);
  • 1 Turma Anápolis (Microrregião de Anápolis);
  • 1 Valparaiso (RIDE).


Em cada pólo, o curso contará com a realização de 39 horas de atividades presenciais. Além disso, o curso também exigirá uma carga horária de atividades complementares que compreenderá na elaboração de um diagnóstico da situação da educação
em Direitos Humanos no campo/ambiente de trabalho (escola, faculdade, secretaria de estado, etc) ou região de cada participante integralizando 11 horas/aula. Tal atividade se dará por meio de oficinas práticas durante o período de realização do curso coordenado por um professor coordenador responsável pela oficina/diagnóstico. Desse modo, o curso ao final totalizará 50 horas/aula.

Segue abaixo a temática geral dos módulos:

Módulo 1: Fundamentos históricos e ético-filosóficos da EDH

Módulo 2: Fundamentos político-jurídicos da EDH

Módulo 3: Fundamentos culturais da EDH

Módulo 4: Fundamentos educativo-metodológicos da EDH

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