topo.gif

CEEDH-GO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Atualizado em 19/11/14 09:21.

Apresentação

Que políticas e instrumentos os governos e os organismos da sociedade civil podem construir para equacionar os problemas de implementação dos direitos universais da pessoa humana, reconhecendo e respeitando as diferentes realidades econômicas, sociais, culturais e ambientais dos grupos sociais que os reivindicam?

Não há dúvidas de que a Universidade pode ajudar nessa reflexão, contribuindo na problematização, discussão e compreensão da questão dos direitos humanos frente à diversidade sociocultural, econômica e ambiental dos diferentes segmentos sociais. Esse é um passo importante na busca da construção e implementação de políticas públicas pautadas pelo respeito à diversidade humana, à indissociabilidade e a interdependência dos direitos humanos.

Mais do que a produção de mais um discurso competente sobre essas questões, a Universidade – especialmente, a pública – tem como missão a formação e a qualificação continuada de educadores. É no sentido de reafirmar esse compromisso fundador da UFG e colocá-lo a serviço da estruturação da Educação em Direitos Humanos no Brasil e em Goiás que o Programa de Direitos Humanos (PDH/UFG) se apresenta como parceiro no projeto de “Estruturação e Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direito Humanos – Goiás (CEEDH-GO)”.

Uma parceria que objetiva, principalmente: 1) capacitar educadores e membros da sociedade civil na área de Educação em Direitos Humanos; 2) habilitar os atuais e futuros participantes do CEEDH-GO a propor e desenvolver estudos, pesquisas e ações que busquem efetivar direitos humanos; 3) produzir material didático-pedagógico e de divulgação em meio virtual que possibilite a replicação dos conteúdos e a multiplicação de sua ação formadora na área dos Direitos Humanos; 4) Fortalecer o CEEDH-GO e, futuramente, assessorá-lo com vistas à elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Tudo para que o debate não se arrefeça e, finalmente, a cultura de paz se estabeleça.